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O QUE É O GROWTH MARKETING: POR QUE IMPLEMENTÁ-LO EM SEU NEGÓCIO

  • 2 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

O QUE É O GROWTH MARKETING

Você já deve ter percebido que o termo “growth” vem sendo utilizado com bastante frequência no mundo dos negócios. E, diante dessa novidade, é comum surgirem dúvidas sobre o assunto. Então, se você quer saber tudo sobre esse tema, desde conceitos e estratégias até ações práticas, você está no lugar certo.


O QUE É GROWTH MARKETING E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

Growth Marketing é uma metodologia abrangente que busca o crescimento contínuo, saudável e lucrativo da empresa. Esse crescimento é ancorado em uma ideia muito clara: executar estratégias escaláveis para aquisição e retenção constante de clientes. É importante ressaltar que todo o processo é pensado para o longo prazo, pois é preciso melhorar constantemente ações e etapas, como funis, jornada de compra e uso dos recursos da organização. Por se tratar de um método holístico, diversas áreas vitais são envolvidas, como, por exemplo: Vendas, Dados, Marketing, Tráfego pago e Tecnologia.


QUAIS SÃO AS ETAPAS DO GROWTH MARKETING?

Saindo do conceito e entrando na prática, como todo método, é preciso seguir um passo a passo para que o resultado seja satisfatório. A metodologia do Growth possui, basicamente, 4 etapas: análise de dados, priorização, execução e análise de resultados.

  1. Coleta e análise de dados: O primeiro passo consiste em reunir dados e estudá-los. Foque em coletar informações qualitativas e quantitativas dos clientes, mas também da empresa. Com esses insumos em mãos, é preciso analisá-los de forma minuciosa. Em seguida, o time terá insights e poderá detectar pontos de correção, melhorias e oportunidades.

  2. Criação de hipóteses e priorização: Após o diagnóstico, a sua equipe poderá traçar um plano de ajustes, melhorias e aproveitamento de oportunidades. A princípio, não há compromisso com as melhores ou piores suposições. É indicado que todos exponham suas sugestões. Considerando o que foi apresentado, chega o momento de priorizar aquilo que faz mais sentido e seus possíveis impactos, filtrando as propostas mais interessantes.

  3. Execução: Finalmente, hora de pôr a mão na massa! Com as tarefas da etapa anterior planejadas, é o momento de colocá-las para rodar. Aqui temos um período de total experimentação das ações consideradas como as melhores.

  4. Análise de resultados: O processo funcionou? O que performou melhor? Quais os impactos? Os testes foram positivos? Aqui é onde a equipe terá as respostas sobre o plano de ação. O trabalho não termina; afinal, ele é cíclico. Nessa etapa, é certo que surgirão novos insights.


O FUNIL PIRATA NO MARKETING DE CRESCIMENTO

Você provavelmente já conhece o famoso funil de vendas, dividido em topo, meio e fundo. Levando em consideração a situação dos consumidores, eles são classificados como visitantes, leads, oportunidades e clientes. No Growth, esse modelo sofre algumas modificações, e as etapas agora passam a ser: aquisição, ativação, retenção, receita e indicação. O objetivo é focar na aquisição e retenção contínua de clientes, diferentemente do método convencional.


QUAIS AS DIFERENÇAS PARA O GROWTH HACKING?

Enquanto o Growth Marketing é estruturado para o longo prazo, o Growth Hacking é um plano imediato, realizado a partir da criação rápida de hipóteses, testadas de maneira veloz. Ah, lembre-se: um não exclui o outro.


COMO UTILIZAR O GROWTH MARKETING EM UMA EMPRESA

Agora que destrinchamos tudo sobre essa abordagem de negócios tão difundida, chegamos a um ponto crucial: como adotá-la no dia a dia? Para isso, busque consultorias, dê uma chance a estagiários e profissionais júnior, e invista na formação desses profissionais

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